ANTONOV 124-200 RUSLAN

Este modelo foi desenvolvido pela indústria Antonov, sediada na Ucrânia (ex-república soviética) para o transporte de cargas grandes e pesadas em substituição ao turbo-hélice An-22. A partir do seu primeiro vôo em 26 de dezembro de 1982 , ele se tornou o maior avião do mundo em capacidade de carga. O americano "Lockheed C-5 Galaxy" manteve-se como o maior do mundo em tamanho.

Iniciou sua operação comercial em janeiro de 1986. A aeronave possui portas dianteiras e traseiras para o acesso rápido de cargas e seu trem de pouso com 24 rodas tem a capacidade de se “ajoelhar”, facilitando assim o trânsito de cargas pela porta traseira.

Em 2003 com a entrada em operação regular de seu irmão maior, o " An-225 Mryia", cujo primeiro vôo foi feito em dezembro de 1988, a fábrica ucraniana Antonov manteve-se na vanguarda da fabricação dos 2 aviões mais pesados do mundo, sendo que o Mryia é atualmente o maior avião do mundo, em comprimento e capacidade de carga.

Aqui no Brasil o "Ruslan" sempre pousou no Aeroporto cargueiro de Viracopos. A partir de 2001, com a criação do Terminal Cargueiro Internacional de São José dos Campos, ele passou a pousar nesta cidade constantemente trazendo partes de fuselagem dos aviões que serão montados na Embraer, e também levando para o exterior produtos de exportação produzidos na região do Vale do Paraiba.

Atualmente, a Embraer fabrica no país as partes que anteriormente eram fabricadas no exterior. Por isso, infelizmente, o An-124 não pousa mais regularmente em São José dos Campos.

Veja: Aviação Russa