Álbum e Portal de História da Aviação


MUSEUS E MONUMENTOS

Home | Álbum

Monumentos AV. Civil


Foto: Monumento a Dédalo e Ícaro
Local: Portão da Universidade da Força Aérea - Campo dos Afonsos Data: Fevereiro de 2007
Descrição:

"De acordo com a Mitologia grega, havia na ilha de Creta um rei cujo filho tinha nascido com cabeça de touro, o Minotauro. O rei então encomendou a Dédalo a construção de um labirinto onde pudesse prender e esconder a criatura.

Quando Teseu entrou no labirinto e matou o Minotauro, o rei suspeitou que Dédalo tinha orientado Teseu para entrar e sair do labirinto. Por isso ele ordenou que ele e seu filho Ícaro fossem aprisionados em seu interior.

Dédalo então construiu para si e seu filho asas usando cera, vime e penas. Antes de fugir do labirinto voando, Dédalo aconselhou a seu filho a não voar muito alto. Porém, quando eles alçaram vôo o jovem Ícaro se empolgou tanto com a liberdade de voar que acabou chegando muito próximo ao sol, o que fez com que a cera se derretesse. As asas então se desfizeram e Ícaro precipitou-se ao chão, vindo a falecer"

Percebe-se nessa lenda que Dédalo pode ser comparado aos engenheiros aeronáuticos e Ícaro aos pilotos audazes que arriscam suas vidas, e às vezes a perdem, para ultrapassar limites.