Álbum e Portal de História da Aviação


MUSEUS E MONUMENTOS

Home | Álbum

Monumentos AV. Militar


Foto: Monumento em homenagem ao C-91 HS 748 AVRO
Local: Base Aérea do Galeão Data: Dezembro de 2008
Descrição:

Texto da placa comemorativa, junto à cauda do C-91:

"O som característco dos potentes motores Rolls-Royce, que outrora ecoava, agora é silenciado. O HS 748 - AVRO, designado C-91 na Força Aérea Brasileira, se despede do serviço ativo.

Elegemos este momento em que a emoção prepondera, para homenagear a aeronave, cuja extensa "foha de serviço" foi esculpida pela segurança, eficiência e confiabilidade.

O AVRO, companheiro de inúmeras jornadas e cujas marcas avultam a história do 1º/2º Grupo de Transporte, prestou, durante cinco décadas, um inestimável serviço à Nação Brasileira. Este velho "Condor" entra para a históra eternizando o heroismo e o profissionalismo de gerações.

O zumbido incofundível de suas turbinas doravante não mais anunciará a sua chegada. Todavia, mesmo no silêncio, essas legendárias máquinas que habitaram os céus nas cores da Força Aérea Brasileira por quase meio século continuarão a fazer barulho nos nossos corações.

Este monumento é uma justa reverência a todos que fizeram do C-91 uma marca indelével na nobre galeria do Esquadrão Condor.

BAGL, 28 de Outubro de 2006 (data do vôo de despedida dos AVRO)"